quinta-feira, 17 de junho de 2010

Criando o "MalDito Conflito" - sobre o processo




Vou falar um pouco da experiência de dirigir um ensaio fotográfico. "MalDito Conflito" é minha idéia original,  a visão de uma alegoria fotográfica onde eu tento mostrar o eterno conflito entre as mentes que vêem o mundo mas não tem voz, e aqueles que nada vêem, tendo sua visão obscurescida pela ignorancia e a subserviência ao sistema dominante, que é formado por capital, religiões judaico-cristãs, mídia e tudo o mais.
Essa é a minha idéia, resumida é claro. Mas quero deixar aqui este registro, das minhas sensações ao ver idéias nascendo através do olhar de outrem, por exemplo como quando eu faço a direção de fotografia. A sinergia envolvida é prazerosa e torturante, parece que eu quero entrar dentro da cabeça dos envolvidos, dos modelos, do fotógrafo. Fico ali dizendo "faça isto, vire-se desse jeito, cruze as pernas, etc.." e neste momento ver a idéia se materializar é perfeito e sublime, e ainda melhor, pra mim que sempre me expressei sozinho, foi ver o poder da união e do grupo num trabalho como esse. O momento é fantástico, a primeira angústia de reunir as pessoas, pedir seu apoio e depois ver que sua idéia foi entendida e enriquecida é muito estimulante. Realizamos o primeiro ensaio, mais de duzentas fotos estão sendo selecionadas, tudo ficou incrívelmente belo. E mais, já fizemos algumas fotos do segundo ensaio, na avenida Paulista, num frio cortante da madrugada os meus colaboradores e co-criadores ficaram nús em nome da arte, a 9° num vento forte e fujindo das ditas autoridades.Temos ainda o terceiro e um quarto ensaio, a espera da pós produção, a edição das imagens. A melhor coisa deste projeto é que todos estão vendo que é possível criar a partir da vontade, e trazer a expressão à realidade, dar luz às idéias. Agora nosso esforço vai na direção da viabilização material de uma exposição, que é o objetivo final. Vamos manter o mesmo espírito de equipe, e que esse processo nos impulsione a fazer muito mais, a trazer novas pessoas e novas idéias ao movimento do qual fazemos parte, a Cultura Mal*dita, a voz da nossa geração..
VIVA A ARTE, VIVA A CULTURA MALDITA!!!!!

*ps.: na foto acima a equipe que participou da primeira sessão do quarto ensaio, Peter pan, eu, fayola, Marcio Rocha, Marcio Mazeo, Manga e Manú Vergamini.

(Magnífico Visigodo- 17/06/2010)

Um comentário: