segunda-feira, 8 de março de 2010

Aonde a noite foi?



Atendendo ao pedido do Márcio, escrevo um pouco sobre esse clipe :

O Artista

A Wikipedia diz : Gil Scott-Heron nasceu em 1 de abril de 1949 em Chicago, Estados Unidos, é um músico e poeta, principalmente conhecido no final da década de 1960 e princípio dos anos 1970 por suas atuações de poesia cantada e falada misturando ritmos como Jazz, Funk, Soul e ritmos latinos, relacionadas com os ativistas militantes afro-americanos. Heron é famoso pelo seu poema/canção "The Revolution Will Not Be Televised", em português, "A revolução não será televisionada [inspiração para o título do filme sobre o golpe organizado pelo governo dos EUA para depor o presidente Hugo Chávez da Venezula, para o trecho da música "Propaganda" ('A revolução não vai passar na TV"), da Nação Zumbi, entre outros. Uma vez vi um vídeo de uma banda de Rap de Goiás, que infelizmente não lembro o nome, fazendo uma tradução literal dessa música, utilizando imagens contudentes, ou seja, o trabalho dele é inspiração entre os malditos]



A Música



"Me and The Devil" ("Eu e o Capeta") é uma das 29 canções de um Maldito entre os malditos, o LENDÁRIO cantor de Blues, que para muitos é um dos pais do gênero, Robert Johnson. Ídolo entre ídolos do Rock e do Blues, entre muitas histórias e consagração, uma que muito se falou, em prosa e verso, e até virou filme é o famoso pacto com diabo que fez dele um exímio guitarrista (Muddy Waters e Eric Clapton, só pra não ficar fazendo uma lista enorme, são fãs dele), além de estruturar o compasso de blues. Quando se fala de instrumentos de cordas, pactos com o Demônio são uma constante nas lendas e histórias. É muito tradicional no interior paulista, mineiro e nordestino por exemplo, herança da cultura européia. Nicolo Paganini, o "Violinista Maldito", possuia uma fama semelhante no século XVIII. Vejam esse artigo : http://enap2010.wordpress.com/2010/01/28/a-viola-do-diabo-notas-sobre-narrativas-de-pactos-demoniacos-no-note-e-noroeste-mineiro/ .



O Vídeo


É trabalho do quadragésimo albúm de Gil Scott Heron "I'm New Here" ("Eu sou novo por aqui") lançando em 2010! As cenas se passam na cidade coração do império, babilônia, NY. Tão simples quanto bonito, com tomadas noturnas de altíssima tecnologia(esses flashes em vermelho apesar de sutis são bem difíceis da fazer) mostra uma gangue de skatistas voodoo passeando pela cena maldita da cidade. Ao final Scot Heron recita o poema "Where did the night go" ("Aonde a Noite foi?") .

2 comentários:

  1. Put's que video loco... de quem que é esse video??? Oh Macuna coloca uma descrição dele ai pra agente se enterar da estoria truta!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Cara, que poema loco esse. Até me fiquei inspirado. Robert Johnson? Bom, quem tem culhões que vá até a encruzilhada.....

    ResponderExcluir